top of page
  • usuariozest

O Volvo mais seguro de sempre

A Volvo vai apresentar oficialmente o EX90 no próximo dia 9 de novembro, mas tem vindo a revelar alguns detalhes do seu novo SUV 100% elétrico.


Reconhecida como líder em segurança automóvel, a marca sueca afirma que os níveis de segurança do EX90 serão superiores ao de qualquer outro modelo da Volvo. O novo automóvel estará equipado de série com tecnologias de deteção que lhe permitem “compreender o estado de espírito do condutor e o mundo ao seu redor”.


O Volvo EX90 apresenta, de acordo com a marca, um dos mais avançados packs de segurança de sempre, composto por oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos e um sensor LiDAR, incorporado na linha de tejadilho.


O LiDAR – Light Detection and Ranging, é um método de deteção remoto que utiliza a luz sob a forma de um laser pulsado para medir gamas com alta precisão e fiabilidade. As investigações da Volvo Cars indicam que a inclusão desta tecnologia num automóvel já de si seguro pode reduzir os acidentes com gravidade até 20%, e proporcionar uma prevenção global até 9%.


No interior no novo Volvo EX90, existe também, de série, um “escudo de proteção invisível” para o condutor, sob a forma do novo Driver Understanding System, que faz a sua estreia no novo SUV elétrico.


O sistema utiliza duas câmaras que são capazes de detetar sinais precoces de que o condutor não se encontra nas melhores condições para continuar a viagem, através da observação dos padrões do olhar. Ao medir quanto tempo o condutor olha para a estrada, permitindo variações naturais, o sistema compreende quando a atenção diverge das tarefas de condução.


Por exemplo, um condutor que está a olhar pouco para a estrada poderá estar visualmente distraído, eventualmente a olhar para o telemóvel. De forma oposta, se os olhos estão demasiado fixados na estrada, isto pode ser um sinal de distração cognitiva – o condutor está de tal forma imerso nos seus pensamentos que não regista o que está a ver.


“A nossa investigação mostra que podemos dizer muito sobre o estado do condutor através de uma observação simples do seu olhar e da frequência com que fecha os olhos. Baseando os seus cálculos nos resultados da nossa investigação, o novo sistema de deteção permite que os nossos automóveis identifiquem se a capacidade do condutor é prejudicada, talvez devido a sonolência ou distração e oferecer uma assistência extra da forma que melhor se adapte à situação”, afirma Emma Tivesten, especialista técnica sénior no Centro de Segurnaça da Volvo Cars.


A deteção, em tempo real, de padrões de visão e comportamento da direção, permite que o automóvel tome as medidas adequadas para ajudar o condutor quando necessário. A assistência pode começar com um simples sinal de aviso que cresce em volume com a gravidade da situação. Se o condutor não responder a avisos cada vez mais claros, o EX90 poderá mesmo parar em segurança à beira da estrada, enviando um aviso aos outros utentes com as suas luzes de perigo.


“Acreditamos que o EX90 será o Volvo mais seguro de sempre. Estamos a juntar a nossa compreensão do ambiente exterior com um nível de compreensão mais detalhado sobre a atenção do condutor. Quando todos os nossos sistemas de segurança, sensores, software e potência computacional se juntam, criam um escudo preventivo de segurança à volta do condutor – que só se aperceberá da sua existência quando de facto precisar dele”, declara Joachim de Verdier, diretor de automação da Volvo Cars.


Jim Row, diretor executivo da empresa, afirma por sua vez: “Continuaremos a inovar até que os automóveis não se despistem mais, até que estejamos 100% livres de carbono enquanto empresa. (…) O EX90 é o início de uma nova era para a Volvo Cars, transportando o nosso legado de segurança, qualidade e inovação para o futuro”.



35 visualizações0 comentário
bottom of page