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Iveco e Nikola lançam o camião pesado elétrico com maior autonomia da classe

Depois de revelar a versão 100% elétrica do furgão Daily, a Iveco continua a aproveitar a feira IAA Transportation, em Hannover, para apresentar novidades na área do transporte com zero emissões.


A marca italiana e a norte-americana Nikola anunciaram a abertura oficial das encomendas, na Europa, para o Nikola Tre BEV Artic 4×2, um camião pesado elétrico a bateria com uma autonomia de 500 km, “a melhor da sua classe”.


Com uma distância entre eixos de 4.021 mm, o modelo dispõe de 9 baterias com uma capacidade total de armazenamento máximo de 738 kWh. O carregamento (dos 10 aos 90% SOC) pode ser feito em 200 minutos a 175 kW, ou em 100 minutos a 350 kW.


De acordo com o comunicado, com um total de 738 kWh de energia e uma potência contínua de 480 kW do e-Axel da FPT Industrial, o Nikola Tre BEV tem potência, binário e autonomia para aplicações como entregas do tipo hub-to-hub e de transporte regional, podendo a sua quilometragem ser alargada em face de oportunidades de carregamento. Este desempenho surge associado a valores de TCO (Total Cost of Ownership) reduzidos, tornando-a numa solução operacional com zero emissões financeiramente viável.


A Iveco afirma ainda que, de acordo com a sua “abordagem centrada no condutor”, o habitáculo do Nikola Tre BEV foi concebido para melhorar a vida a bordo, num ambiente “espaçoso e bem organizado, rico em funcionalidades avançadas de conforto”. O sistema de infotainment é baseado na nova geração de tecnologia operacional própria da Nikola, que integra funções de infoentretenimento e navegação, bem como controlos para a maioria das funções do veículo.


Simultaneamente, as duas empresas revelaram o Nikola Tre FCEV Artic 6×2, um camião pesado elétrico a pilha de combustível. Ainda em versão Beta, apresenta uma distância entre eixos de 3.932 mm, um eixo direcional atrás do eixo motriz e uma nova cabina com um melhor desempenho aerodinâmico. Acomoda aproximadamente 70 kg de hidrogénio a 700 bar de pressão, capacidade que permite uma autonomia de máxima que ronda 800 km, e pode ser reabastecido em cerca de 20 minutos. Deverá chegar ao mercado europeu em 2024.


A plataforma Nikola Tre em que assentam as duas versões baseia-se no camião Iveco S-WAY e apresenta um eixo elétrico de design e produção conjunta entre a FPT Industrial e a tecnologia elétrica da Nikola. O comunicado revela que esta é a primeira plataforma modular para tratores pesados articulados, concebida para acolher as duas tecnologias de propulsão: a bateria e a pilha de combustível, destinando-se a primeira para missões até 500 km e uma extensão da autonomia da pilha de combustível para distâncias mais longas.


O Nikola Tre BEV é produzido pela joint venture Nikola IVECO Europe nas suas instalações fabris dedicadas em Ulm, na Alemanha, inauguradas em 2021 e que apresentam um processo de montagem final especificamente concebido para veículos de ‘origem elétrica’.

O comunicado avança também que os dois camiões de zero emissões “representam uma mudança de paradigma numa era de transição no transporte comercial”. Desenvolvidos especificamente como veículos elétricos, proporcionam um desempenho e uma experiência de condução capazes de competir com os camiões diesel “nas missões mais exigentes do transporte pesado”, oferecendo soluções operacional e financeiramente viáveis de emissões zero para aplicações regionais e transportes de longa distância que dará aos clientes uma vantagem competitiva.

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